Cacoal terá novo hospital público e quatro unidades básicas construídos


Para solucionar o problema de espaço e condições seguras de atendimento da saúde, em Cacoal (RO), nas unidades básicas, serão construídos um Hospital Público Municipal, uma Unidade de Pronto Atendimento II, que entrará em processo licitatório na segunda-feira (6), e outras quatro Unidades Básicas de Saúde. O recurso é proveniente de uma emenda parlamentar federal no valor de R$ 40 milhões.
“Cacoal é um polo de saúde e atende pessoas de diversos municípios da região, então a pressa agora é nossa de concluir a obra”, salienta o prefeito Francesco Vialetto. Segundo Fracesco, ainda não há data para o começo das obras, mas em seis meses a etapa licitatória deverá ser finalizada. O Hospital Municipal deve conter 120 leitos.
Um relatório feito pelo Conselho Regional de Medicina de Rondônia e da Vigilância Sanitária, aponta a falta de condições das unidades de saúde que prestam atendimento à população. De acordo com o documento, a dignidade dos profissionais é ferida com a situação em que se encontram.
Para a diretora do Pronto-Socorro Unidade Mista, Meila Witt, o principal problema da unidade é o tempo de construção do prédio, que não atende a atual demanda do município e das regiões vizinhas. “Nesses últimos anos Cacoal cresceu muito e o atual prédio da Unidade Mista, que já é antigo, não está comportando”, diz Meila. Segundo a diretora há mão de obra suficiente, mas o espaço físico é insatisfatório.
“A lei diz que os pacientes podem ficar aqui até 48h, mas há pessoas com 20 dias de internação e não tenho para onde direcioná-los”, argumenta. Atualmente o Pronto-Socorro Unidade Mista conta com cerca de 40 vagas para internação. Para Meila, com o novo Hospital Municipal, a situação de falta de vagas em hospitais deve ser resolvida.
Com o final do prazo de 60 dias, concedido pela Justiça, para que o Pronto-Socorro Unidade Mista e o Hospital Materno Infantil (HMI) de Cacoal fossem desocupados, um novo prazo foi conferido pelo MP para que a ação fosse concretizada. A prefeitura tem até quatro meses para a conclusão da transferência.
De acordo com Francesco, a prefeitura ainda não tem um plano para que as transferências sejam concluídas, mas um estudo deve ser apresentado para solucionar o problema. “Para fazer uma ação dessa amplitude temos que ter dados para saber como resolver tecnicamente o problema. De acordo com esse estudo, vamos ver a possibilidade de transferência e para onde”, explica.
Segundo o prefeito, em até quarenta dias a obra da unidade de saúde deve começar e deverá ser concluída até o final de 2013. Não há data para o início da construção das quatro Unidades Básicas de Saúde. “Quando se trata de obras públicas, há morosidade, mas já estão sendo estudadas e os locais onde serão construídas”, informa. Outras três unidades básicas deverão ser reformadas.

Pesquisadores dinamarqueses anunciam cura para o HIV ‘em alguns meses’



Vírus HIV infecta células do sistema imunológico


Cientistas dinamarqueses estão esperando resultados de um experimento que, se der certo, pode significar a criação de uma cura distribuível e acessível para o vírus HIV, que causa a Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), dentro de alguns meses. Pesquisadores estão conduzindo ensaios clínicos para testar uma "nova estratégia", no qual o vírus é despojado do DNA humano, onde se multiplica, e destruído permanentemente pelo sistema imunológico do paciente. A medida representaria um passo dramático na tentativa de encontrar uma cura para o vírus. As informações são do jornal inglês Telegraph.
A técnica envolve a libertação do vírus HIV de "reservatórios" que estes formam no DNA das células, levando-o para a superfície das mesmas. Uma vez “exposto” na superfície da célula, o vírus pode ser eliminado naturalmente pelo sistema imunológico, capaz de criar uma "vacina" contra ele. Os cientistas estão atualmente realizando testes em humanos, na esperança de provar que ele é eficaz. Em laboratório, os testes já foram bem-sucedidos.

Pesquisa em humanos
Em estudos in vitro - aqueles nos quais são usadas células humanas em laboratório - a nova técnica foi tão bem sucedida que, em janeiro, o Conselho de Pesquisa dinamarquês premiou os pesquisadores com cerca de R$ 5 milhões para darem prosseguimento na pesquisa, desta vez, em humanos.
De acordo com Dr. Søgaard, pesquisador sênior do Hospital da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, que lidera o estudo, os primeiros sinais são "promissores".
- Estou quase certo de que teremos sucesso. O desafio será fazer o sistema imunológico dos pacientes reconhecer o vírus, depois de exposto, e destruí-lo. Isto depende da força e da sensibilidade dos sistemas imunes individuais - afirmou
Quinze pacientes estão participando dos ensaios e, se eles forem considerados curados do HIV, o tratamento será testado em uma escala mais ampla.
A pesquisa da equipe dinamarquesa está entre o movimento mais avançado e rápido do mundo para a cura do HIV.

Comportamento seguro
Dr Søgaard ressaltou que a cura não é o mesmo que uma vacina preventiva e que a sensibilização de comportamento inseguro, incluindo relações sexuais desprotegidas e compartilhamento de agulhas, ainda são de suma importância na luta contra o HIV.
Com o tratamento moderno HIV, o paciente pode viver uma vida quase normal, mesmo em idade avançada, com efeitos colaterais limitados.
No entanto, se a medicação for interrompida, o vírus pode voltar a se multiplicar no organismo do indivíduo e os sintomas da Aids podem reaparecer em duas semanas.
Encontrar uma cura iria libertar o paciente da necessidade de tomar medicação contínua HIV e salvar bilhões em serviços de saúde pública.


Rihanna posa com fã e Chris Brown deixa de segui-la em rede social


Rihanna e Chris Brown estão juntos novamente, mas o namoro continua conturbado. Segundo o site "Daily Mail", o rapper não gostou de ver Rihanna beijando e sendo beijada por um fã, Justin Laboy, em fotos postadas pelo rapaz em sua página do Twitter. "Eu e minha esposa @ Rihanna aqui esta noite", escreveu o fã na legenda de um dos cliques publicados.

Rihanna (Foto: Twitter/Reprodução)










Ainda de acordo com o site, as imagens teriam sido feitas durante o último fim de semana, quando Rihanna passou com sua turnê "Diamonds World Tour" por New Jersey . Ao ver a namorada trocando carinho com o fã, Brown teria ficado irritado e postou uma série de tweets enigmáticos depois que as imagens ganharam a rede. Para dar o troco, ele deixou de seguir Rihanna no Twitter e voltou a seguir sua ex, Karrueche Tran.

Rihanna (Foto: Twitter/Reprodução)
  •  
Rihanna (Foto: Twitter/Reprodução)

MISS RONDÔNIA PRÉ-TEEN QUEEN WORLD 2013 FALA SOBRE BRASILIDADE

A nossa Miss Rondônia Pré-Teen Queen World 2013 fala um pouco sobre Brasilidade :


''Brasilidade, nada mais é que fotografia autêntica do povo brasileiro, seus costumes, hábitos, comportamento, miscigenação de raças, educação culturas e preferências. Desta forma podemos dizer que apesar do processo de globalização, e todas as mudanças e evoluções que o país vem enfrentando, aspectos locais continuam fortemente presentes, cultura, religiões, costumes, tradições, entre outros.
O nosso lindo Brasil, em sua essência apresenta uma vasta dimensão territorial, possui uma grande diversidade cultural, devido a colonização, que é responsável pela grande variedade de diferentes povos que habitam o nosso país.
Desta forma podemos afirmar que, apesar de contato hostil num primeiro momento entre as etnias, o processo de mestiçagem contribuiu para esta diversidade no que diz respeito aos costumes, práticas, valores, entre outros aspectos que poderiam compor o que alguns autores chamam de caráter nacional, transformando nosso país nesta maravilha''.
    Aline Fernanda Pedra MISS RONDÔNIA PRÉ TEEN QUEEN WORLD