Atriz de "Fina Estampa" se classifica em 1º lugar geral no vestibular da Uerj

      A atriz passou em quatro vestibulares para cursar engenharia.
                 A atriz Bianca Salgueiro passou na UFRJ, Uerj e PUC- RIO

         A atriz Bianca Salgueiro passou na UFRJ, Uerj e PUC-Rio (Foto: Arquivo pessoal)          
  
A atriz Bianca Salgueiro, de 18 anos, vai muito além na vida real do que sua personagem Carolina, da novela "Fina estampa", quando o assunto é estudar. Enquanto Carolina lidera grupos de estudos com os amigos na ficção, Bianca faz ainda mais: ela foi a primeira colocada na classificação geral do vestibular da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) de 2012. A atriz prestou vestibular para engenharia química e teve o melhor desempenho entre mais de 45 mil candidatos. E não foi só isso: estudando nos intervalos das gravações, Bianca passou ainda na UFRJ, PUC-Rio e aguarda a convocação na UFF.
A estudante conferiu o resultado na última quinta-feira (19), mas no início não acreditou no que viu. "Eu não sabia se era [primeiro lugar] por área ou geral. Entrei em contato com o colégio pedindo para me explicarem, aí confirmaram", contou a jovem ao G1. Bianca disse que precisou reler o e-mail de confirmação várias vezes para acreditar na notícia.
"Fiquei sem palavras, fiquei muito feliz, depois de um ano tão difícil", disse a atriz. Segundo a assessoria de imprensa da Uerj, a pontuação final de Bianca foi 96,75 (o máximo possível era 100), a nota mais alta entre as quase 45 mil pessoas inscritas no processo.
A vestibulanda, que afirmou ser muito mais estudiosa e tranquila do que a agitada Carolina, também disse ter sido aprovada em todos os outros vestibulares que prestou: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) - sua média no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ficou na casa dos 800 (de no máximo 1.000).
Com turno integral ficaria praticamente impossível para conciliar a faculdade com a
carreira de atriz"
Embora a Universidade Federal Fluminense (UFF) ainda não tenha divulgado a classificação final, a atriz afirmou estar confiante, por causa das notas que já foram divulgadas.
O destino da garota, porém, não será uma universidade públicas. "Meu objetivo era passar na PUC com bolsa integral de estudos", contou Bianca, que foi a 10ª colocada e, por isso, recebeu a bolsa.
Segundo ela, a opção foi feita porque a PUC, além de ser "muito conceituada e ter nome muito forte no mercado", também oferece o curso de engenharia em meio período. "As federais, pelo menos no início, têm turno integral, e com turno integral ficaria praticamente impossível para conciliar a faculdade com a carreira de atriz, que é minha prioridade."
Além da paixão pela dramaturgia, Bianca também nutre o gosto pelos livros. Apesar de ter se inscrito em engenharia química, a atriz afirmou que pretende se especializar em engenharia de produção, para ter noções de economia e administração e, no futuro, montar seu próprio negócio, como um restaurante, para poder ser empresária autônoma sem precisar largar a profissão de atriz.
Bianca interpreta Carolina em 'Fina estampa', filha de Letícia (Tânia Khalil) e neta de Vilma (Arlete Salles) (Foto: Renato Rocha Miranda/TV Globo) 

 Bianca interpreta Carolina em 'Fina estampa', filha de Letícia (Tânia Khalil) e neta de Vilma       (Arlete Salles)
A atriz agora aproveita as férias - dos estudos, porque segue gravando "Fina estampa" - com a sensação de dever cumprido. "Meu ano de 2011 se resumiu a novela e simulado", afirmou Bianca. Segundo ela, os estudos eram encaixados no tempo livre.
Não conseguia dormir sem pelo menos fazer um dever, mesmo se chegasse muito tarde, porque pesava muito na minha consciência"
Bianca Salgueiro
"O vestibular e a gravação, mesmo sozinhos, já ocupam bastante tempo, então tem que ter muita disciplina", disse. De manhã, Bianca aproveitava os intervalos entre as aulas. De 2 a 3 vezes por semana, quando tinha gravação, ela estudava nos intervalos. E sempre, invariavelmente, visitava os livros depois de chegar em casa, por volta das 22h.
"Não conseguia dormir sem pelo menos fazer um dever, mesmo se chegasse muito tarde, porque pesava muito na minha consciência", contou a jovem, que afirma ter facilidade para se concentrar. "Pode estar caindo o mundo em volta, e eu continuo concentrada."
Para dar conta das duas prioridades, ela cortou atividades, como as aulas de mandarim e até o horário de almoço - preferia comer no carro, a caminho dos estúdios -, para assistir o maior número de aulas possível. Os louros que colhe agora ela credita também aos professores do colégio pH, que permitiam que ela fizesse provas em outras filiais, para conciliar com as gravações, e à produção de "Fina estampa", que evitou marcar cenas nos mesmos horários dos simulados.
Carreira involuntária
Bianca nunca sonhou com a carreira artística, mas acabou tomando gosto pela profissão depois de iniciar um curso de vídeo, aos 7 anos, e trabalhos de dublagem para praticar a memorização e se desprender da timidez. Depois de alguns trabalhos na televisão, ela conseguiu o papel de Carolina, a esperta filha de Letícia (Tânia Khalil) e neta de Vilma (Arlete Salles).
"Não me inspirei muito em mim para fazer a Carol. Ela tem mais energia, eu sou mais quieta, mais parada, sou de ficar estudando e lendo. Quem estuda mais sou eu, sem dúvida."
A diferença entre as duas é tanta que poucos candidatos a reconheceram na sala de provas dos vestibulares. Na novela, a atriz sempre aparece de rabo de cavalo. "Mas na minha vida sempre tenho cabelo solto e uso óculos", contou Bianca, que usa lentes para gravar sua personagem.
Parte dos truques que aprendeu decorando textos ela aplicou na hora do vestibular. "Você acaba decorando com a prática. Mas a escola não é para decorar, você tem que entender, são poucas coisas que você decora", explicou. Por outro lado, a experiência de atriz a ajuda a lidar com o branco na hora da prova. "Você sabe lidar melhor com o nervosismo."
Enquanto comemora o resultado de um ano de esforço, Bianca já começa a sentir saudades de estudar. "Dá um vazio, porque você passa o ano inteiro se dedicando a isso." Enquanto não começa o curso superior, no segundo semestre de 2012, ela se prepara para ingressar em um curso de conversação em francês, no mês que vem, e retomar as aulas de mandarim.
 "Se eu não pegar nenhum outro trabalho até o final de "Fina estampa", quero passar 2 meses em Nova York ou Los Angeles estudando interpretação."

Um comentário: